Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de Imprensa:
Amanda Bonfim 

Amanda Passos 

(38) 9 9848 - 9837
comunicacao@eco135.com.br

Caminhoneiros participam de Pit Stop sobre saúde e segurança

Publicado em 20 de ago de 2021 às 17:30

Campanha visa conscientizar e prevenir sobre as ações de segurança no trânsito aliado a saúde do caminhoneiro

 

Aconteceu, nesta quinta-feira (19), o Pit Stop Saúde Caminhoneiro. Uma ação educativa e preventiva sobre segurança e saúde no trânsito, realizada pela Eco135, para os caminhoneiros que passaram pela BR-135, no Km 634. O Pit Stop foi realizado em nosso Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU 5), onde foram oferecidos de forma gratuita diversos tipos de serviços, inclusive nosso Simulador de Impacto, o único com realidade virtual no país.

 

O objetivo desta ação foi destacar as ações de segurança no trânsito relacionadas a saúde do caminhoneiro. De acordo com o Coordenador de Tráfego da Eco135, Douglas Verza Alves, “o principal objeto é conscientizar o caminhoneiro das ações de segurança no trânsito e que ele precisa estar bem fisicamente. As dicas de saúde e segurança, dadas aos motoristas, servem como aprendizado para sua performance ao volante”.

 

Os caminhoneiros realizaram teste de glicemia, aferição de pressão, consulta com clínico geral; receberam orientações sobre os cuidados com a saúde e dicas de segurança e atividades educativas, além de ganharem kits de higiene bucal, cristalização de para-brisas e brindes. Os caminhoneiros também puderam cortar o cabelo e retirar o Cartão de Saúde dos Caminhoneiros, oferecido pelo Sest/Senat. O documento é destinado a motoristas profissionais do transporte rodoviário para facilitar e unificar as informações de saúde dos motoristas que estão em trânsito. A distribuição deste cartão se apresenta como um instrumento facilitador de acesso à saúde para essa população e a única exigência para receber o cartão é ser um motorista profissional e apresentar a carteira D ou E.

 

Outro ponto importante da ação foi o nosso simulador de acidentes. O único no pais com realidade virtual, onde os motoristas puderam vivenciar a reprodução de uma colisão frontal, a 5km/h. O simulador é uma ferramenta importante nas campanhas de conscientização para um trânsito seguro e para estimular o uso do cinto de segurança.

 

“Percebemos que alguns motoristas de caminhão ainda são resistentes a utilização do cinto de segurança, o simulador de impacto tem como objetivo principal trazer essa consciência mostrando os riscos de quem não utiliza o cinto. Eu costumo dizer que o simulador, aliado a realidade virtual, traz uma conscientização imediata aos seus usuários, pois quem utiliza tem realmente a sensação de estar dentro de um veículo no momento do acidente”, relatou Douglas.

 

E foi exatamente essa a sensação do caminhoneiro José Luiz Ferreira Santos. O maranhense que participou da nossa ação foi um dos caminhoneiros que utilizou nosso simulador, e, para ele, a realidade do equipamento causou impacto. “Foi um choque! E olha que a batida foi a 5km/h. Uso cinto de segurança todos os dias, mas esse simulador deve ser testado por todos os caminhoneiros que passam por aqui. Acho que diminuiria muito os acidentes com mortes”.

 

Todos os condutores, inclusive os que não puderam descer de seus caminhões, receberam panfletos com explicações sobre a pressa nas estradas, bebida e direção, a vida como prioridade e um segundo muda tudo. O evento contou com a parceria com o Sest/Senat e apoio do 14ª Cia da Polícia Militar Rodoviária PMRv.