Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de Imprensa:
Amanda Bonfim 

Amanda Passos 

(38) 9 9848 - 9837
comunicacao@eco135.com.br

Eco135 começa a desenvolver Programa de Educação Ambiental

Publicado em 18 de jun de 2021 às 09:10

Diagnóstico Socioambiental Participativo já começou a ser realizado

 

Já começou a ser desenvolvido o Programa de Educação Ambiental (PEA) para os colaboradores da Eco135 que atuam no serviço de ampliação da BR-135. O primeiro passo do programa é o desenvolvimento do Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP), que está sendo realizado com a equipe de supressão e posteriormente será realizado nos demais setores da obra. Os colaboradores respondem a entrevistas e questionários estruturados que fornecerão informações fundamentais para a base da construção e implementação do PEA específico para a Eco135. O DSP é uma das ações propostas utilizada na articulação e empoderamento que visa mobilizar e motivar o grupo social envolvido a construir uma visão coletiva da realidade local.

 

De acordo com a Deliberação Normativa COPAM Nº 214/2017, o PEA é um conjunto de projetos educativos com foco no meio ambiente que se articulam a partir de um mesmo referencial teórico-metodológico. Isso significa que o programa, para ser válido, tem que ter fundamentação capaz de dotá-lo de intencionalidades, pois não se deve fazer educação ambiental sem que se pretenda promover transformações pró-ambientalistas em pessoas, grupos sociais, comunidades e na própria sociedade.

 

O objetivo principal do programa é propor ações de educação ambiental junto aos colaboradores a serviço do empreendimento visando aumentar o nível de conhecimento e proteção ambiental de ecossistemas regionais, assim como maximizar os benefícios socioambientais do empreendimento, disseminando cuidados necessários à conservação, proteção e preservação ambiental.

 

Para os colaboradores, também é importante que o programa ofereça componentes de educação ambiental voltados para a capacitação de todos os envolvidos, melhorando o ambiente de trabalho e o modo como se relacionam com o meio ambiente.