Notícias

Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de Imprensa:
Amanda Bonfim 

Amanda Passos 

(38) 9 9848 - 9837
comunicacao@eco135.com.br

Eco135 realiza capacitação de colaboradores para o Trabalho em Altura

Publicado em 16 de ago de 2021 às 14:33

Treinamento contou com simulação de resgate na Praça 5

 

Foi realizado nos dias 02 e 03 de agosto o treinamento de reciclagem sobre a NR-35, Norma Regulamentadora que capacita os colaboradores para o trabalho em altura. O curso foi ministrado pelos Técnicos de Segurança do Trabalho, Edson de Campos Araujo, da Eco135, e Lee Robert Lucena Gomes, da Ambientar, empresa especializada em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Participaram da reciclagem toda a equipe de manutenção da concessionária que atua no trecho concessionado.

 

Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior onde haja risco de queda. De acordo com a NR-35, todas as atividades onde a altura está envolvida são consideradas perigosas e a regulamentação estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida do colaborador que atua nesta área, por isso, o objetivo deste treinamento, segundo Edson Araújo, “é conscientizar e capacitar o colaborador quanto aos cuidados aplicáveis com o trabalho em altura”.

 

O treinamento de reciclagem foi divido em etapas: check-list das atividades da NR-35, análise de risco e sistema de ancoragem por cordas, realizado na sede, e simulação de resgate em altura, realizado na Praça 5, em Curvelo. Nesse simulado, os colaboradores puderem vivenciar a experiência de um resgate em altura através da encenação de um mal súbito realizado em uma torre. Foram identificados os riscos inerentes ao trabalho e a análise de como deve ser a execução com o máximo de proteção possível. O simulado contou com a participação dos resgatistas da Enseg Serviços Pré-hospitalares, que realizam os atendimentos na concessão.  

 

“O risco de queda existe e devemos interferir nestas situações. Todo o conteúdo do curso de reciclagem serve para evitar ocorrência ou incidência, mas se caso acontecer, os colaboradores estão preparados e bem treinados para situações de emergência”, ressalta, Edson Araújo. De acordo com as normas, o curso de reciclagem em altura deve ser realizado de dois em dois anos.

 

A Eco135 acredita que o treinamento é fundamental para a segurança dos colaboradores e nos atendimentos aos usuários. Nestes três anos de concessão, e empresa não possui registro de acidente em altura.